BARROCO
Objetivo:
Esta
lição mostrará as origens do barroco,seus principais autores,como foi seu
desenvolvimento na Europa, principalmente em Portugal. Aqui no Brasil teve uma
grande influência e também teve seus autores.
Pré-requisito:
Continuar
a seguir as lições.
BARROCO
O
estilo barroco teve uma orientação artística que surgiu na Itália,
especialmente em Roma, na virada para o século XVII. Na verdade,serviu como uma
reação ao artificialismo maneirista do século anterior. O novo estilo estava
comprometido com a emoção genuína e, ao mesmo tempo, com a ornamentação vivaz.
A
base para esse movimento foi o drama humano , que na pintura barroca foi bem
encenado com gestos teatrais muitíssimo expressivos, sendo iluminado por um
extraordinário claro-escuro e caracterizado por fortes combinações cromáticas.O
termo Barroco é usado para designar o estilo que, partindo das
artes plásticas teve seu apogeu literário no século XVII, prolongando-se até
meados do século XVIII.
No
Brasil,esse movimento teve sua influência entre 1601 e 1768 com os seguintes
eventos marcantes:
-
1601: publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira Pinto;
-
1768: publicação das Obras poéticas, de Cláudio Manuel das Costa, que assinala
o início do Arcadismo no Brasil.
CONTEXTO HISTÓRICO
A REFORMA
O
Barroco se manifestou em um período em que a igreja tinha uma forte influência
na sociedade européia. Isto fez com que alguns dos seus membros ou que nela se
infiltraram não por motivos puramente religiosos, mas pelo desejo de ter um status, já que na época fazer parte do clérigo era visto
como algo de grande valor e isto fazia com que pessoas que não tinham
verdadeiras vocações religiosas tivessem cargos dento da religião e assim
através da atuação clerical vivessem como senhores nobres ou como pecadores
contumazes, contrariando os ideais de humildade e simplicidade da doutrina
cristã.
Esta
situação serviu como forte motivo para uma cisão ou divisão dentro da igreja,
que foi definitivamente concretizada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero, iniciada em 1517, seguida da
entrada de João Calvino, em 1532.
Os
reformadores, Lutero na Alemanha e Calvino na França, reivindicavam a
reaproximação da Igreja do espírito do cristianismo primitivo. Calvino tinha a
idéia de que todos os fiéis podiam ter acesso ao sacerdócio, inclusive as
mulheres. Era contra a hierarquia e colocou pastores como ministros das
igrejas, aos quais era permitido o casamento.
Calvino
pregou a teoria da predestinação, para ele era Deus que daria a salvação a
poucos eleitos e que o homem tinha que buscar o lucro por meio do trabalho e da
vida regrada, isto marcou a ética protestante ficou bem atraente para o
pensamento capitalista principalmente para a burguesia.
A CONTRA-REFORMA
Com
o objetivo de acabar com os exageros que haviam afugentados muitos fiéis e
permitiu o êxito dos reformistas em alguns países, com isso a igreja começou a
organizar a contra-reforma. Para isso, foi convocado o Concílio de Trento (1545-1563), com o objetivo de restabelecer a
disciplina do clero e a reafirmação dos dogmas e crenças católicos.
Depois
do Concílio de Trento, criou-se o índex, uma espécie de índice para censurar os
livros que pregavam doutrinas contrárias ou diferentes da doutrina católica.
A inquisição passa a ser reorganizada para ter julgamentos de cristãos,
hereges e de judeus acusados, ou seja de qualquer pessoa que fosse contra os
princípios cristãos ou da igreja dominante da época. A tentativa de conciliar o
espiritualismo medieval e o humanismo renascentista resultou numatensão, ou uma disputa entre forças opostas: o
teocentrismo e o antropocentrismo.
Características da literatura barroca
» Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e
o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a
alegria e a tristeza, a vida e a morte.
» Consciência da
transitoriedade da vida: a
idéia de que o tempo consome, tudo leva consigo,e que conduz irrevogavelmente a
morte, reafirma os ideais de humildade e desvalorização dos bens materiais, ou
seja sem apego aos bens materiais.
» Gosto pela
grandiosidade: característica comum
expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que
consiste em aumentar exageradamente algo a que se estar referindo.
» Frases
interrogativas: que refletem dúvidas
e incertezas, questionamentos: “que amor sigo? Que busco? Que desejo? O que
quero da vida?
» Cultismo: é o jogo de palavras, o estilo trabalhado.
Predominam hipérbole, hipérbatos (isto é, alteração da ordem natural das
palavras na frase ou das orações no período) e metáforas (comparações), como:
diamantes que significam dentes ou olhos.
» Conceptismo: é o jogo de idéias ou conceitos, de conformidade
com a técnica de argumentação. É comum o uso de antítese, ou seja idéias
contrárias, paradoxos. enquanto os cultistas tinham a visão direcionada aos
sentidos, já os conceptistas eram direcionados a inteligência.
O BAROCO NO BRASIL
Este
movimento só se tornou realidade no Brasil quando a exploração das minas de
metais preciosos em Minas gerias deu oportunidade para o surgimento de novas
cidades e vilarejos, pois com elas vieram também a cultura e a arte.
Um
exemplo foi a :
ARQUITETURA BARROCA
Teve
sua visão voltada para e construção de fortalezas, casas de engenho, igrejas
pertencentes a muitas ordens como a dos beneditinos. Alguns de seus principais
representantes foram: Francisco Frias de Mesquita, que veio para o Brasil em
1603; Francisco Dias , que foi um jesuíta e que projetou a primeira igreja
jesuítica no Brasil; Francisco dos Santos, teve sua atuação em Olinda, foi
arquiteto e também franciscano, seus projetos foram: a igreja de Nossa Senhora
das Neves e o convento de São Francisco;Macário de São João, ele foi frei
beneditino, que teve entre os seus principais projetos, o Convento de Santa
Teresa, o Mosteiro de São Bento Casa de Misericórdia, em Salvador.
Francisco
Xavier de Brito foi escultor português, radicando no Brasil, acabou influenciando
a obra do mestre Aleijadinho;
Antonio
Francisco Lisboa, também conhecido como o Aleijadinho, visto como o maior gênio
da arte brasileira.
MÚSICA
A
música barroca, por sua vez, tem nos nomes de José Joaquim Emerico Lobo de
Mesquita e Marcos Coelho Neto sua maior representatividade.
LITERATURA
A
publicação, em 1601, do poema Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início da literatura
barroca no Brasil.
Prosopopéia é
um poema de 94 estrofes que exalta, de forma exacerbada, a figura de Jorge de
Albuquerque Coelho, segundo donatário da capitania de Pernambuco.
Influenciado por Camões, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopéia inúmeros trechos de Os Lusíadas, estabelecendo, desta forma, um vínculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do período.
Influenciado por Camões, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopéia inúmeros trechos de Os Lusíadas, estabelecendo, desta forma, um vínculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do período.
Interessante
apenas como um documento histórico da fase inicial da literatura brasileira, o
poema de Bento Teixeira não apresenta grande valor estético.
Estendendo-se
até 1768, a literatura barroca produzida no Brasil refletiu as tendências e
características literárias de península ibérica.
Em
resumo tem-se:
Origens do Barroco
-
Jesuítas como responsáveis históricos pela formação do Barroco.
Barroco no Brasil:
-
Realidade cultural a partiu do surgimento de cidades e vilarejos de Minas
Gerais;
-
Novas cidades e vilarejos originaram o desenvolvimento de manifestações
culturais e artísticas como arquitetura, artes plásticas, músicas e literatura;
-
Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, visto como o maior gênio da arte
barroca;
-
Marco da literatura barroca no Brasil: o poema “Prosopopéia”, de Bento
Teixeira, publicado em 1601
O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiraçãopoética.
A principal característica desta escola
é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por
essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos.
Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Numa perspectiva mais ampla, expressa a
crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.
Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem
corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom
selvagem”.
Índice
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O século XVIII, também referido como
“Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo
da cultura europeia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, através de um intenso
comércio ultramarino e da multiplicação de estabelecimentos bancários,
assenhoreando-se mesmo de uma parte da atividade agrícola. Paralelamente, a
antiga Nobreza arruína-se, e o Clero, com as suas intermináveis polêmicas, traz o descrédito às questões
teológicas. Em toda a Europa a influência do pensamento Iluminista burguês se alastra.
Esse período de renovação cultural que
se caracteriza, em linhas gerais, pela valorização da Ciência e do espírito racionalista. Ométodo experimental desenvolve-se; a análise crítica dos valores sociais e religiosos
aguça-se, provocando polêmicas; há uma grande confiança na capacidade do homem
em promover o progresso social (crença em que o bem-estar coletivo só pode
advir da razão), e a tendência de libertar o universo cultural da influência da
religião acentua-se cada vez mais.
Na França, em 1751, começam a ser publicados os volumes da Enciclopédia, que reunia pensadores como Voltaire, Diderot,D'Alembert, Montesquieu, Rousseau, e que
pode ser considerada o símbolo da nova postura intelectual. A segunda metade do
século é marcada pela Revolução Industrial na Grã-Bretanha, pelo aumento da urbanização de modo geral, e pela independência dos
Estados Unidos (1776). Esta, por sua vez,
irá inspirar movimentos de revolta em muitas colônias da América Latina como por exemplo aInconfidência Mineira, no Brasil.
Na Itália essa influência assumiu feição
particular. Conhecida como arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a
Arcádia era dominada pelo deus Pã e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se
divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
Os italianos, procurando imitar a lenda
grega, criaram a "Arcádia" em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de
combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para
serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos
literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se
em parques e jardins para gozar a vida natural.
Em Portugal e no Brasil, a experiência neoclássica na literatura deu-se em torno dos modelos do arcadismo italiano, com a
fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc.
O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso pela
expressão latina "inutilia truncat" ("cortar o
inútil"). Os temas também são simples e comuns aos seres humanos, como o amor, amorte, o casamento, a solidão. As situações mais freqüentes apresentam um pastor abandonado pela
amada, triste e queixoso. É a "aurea mediocritas"
("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas
cotidianas, focalizadas pela razão.
Os autores retornam aos modelos
clássicos da Antiguidade greco-latina e aos renascentistas, razão pela qual o
movimento é também conhecido como neoclássico. Os seus autores acreditavam que a Arte era uma cópia da natureza, refletida através da tradição clássica. Por
isso a presença da mitologia pagã, além do recurso a frases latinas.
Inspirados na frase do escritor latino Horácio "fugere
urbem" ("fugir da cidade"), e imbuídos da teoria
do "bom selvagem" de Jean-Jacques Rousseau, os autores árcades
voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples, bucólica,
pastoril, do "locus amoenus", do refúgio ameno em oposição aos
centros urbanos dominados pelo Antigo Regime, pelo absolutismo monárquico.
Cumpre salientar que essa busca
configurava apenas um estado de espírito, uma posição política e ideológica,
uma vez que esses autores viviam nos centros urbanos e, burgueses que eram, ali
mantinham os seus interesses econômicos. Por isso justifica falar-se em
"fingimento poético" no arcadismo fato que transparece no uso dos
pseudônimos pastoris.
Além disso, diante da efemeridade da
vida, defendem o "carpe diem", pelo qual o
pastor, ciente da brevidade do tempo, convida a sua pastora a gozar o momento
presente.
Quanto à forma, usavam muitas vezes
sonetos com versos decassílabos, rima optativa e a tradição da poesia épica.
Outras características importantes são:
·
crítica a vida nos centros urbanos
·
objetividade
·
idealização da mulher amada
·
inutilia truncat (cortar o inútil)
·
locus amoenus (lugar agradável)
·
convencionalismo amoroso
·
aurea mediocritas (mediocridade áurea
ou ouro medíocre)
·
linguagem simples
·
uso de pseudônimos com frequência
·
pastoralismo
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