Vimos aqui hoje para defender a liberdade de opinião
assegurada pela Constituição dos Estados Unidos e também
em defesa da liberdade de ensino. Por isso mesmo, queremos
chamar a atenção dos trabalhadores intelectuais para o grande
perigo que ameaça essa liberdade.
assegurada pela Constituição dos Estados Unidos e também
em defesa da liberdade de ensino. Por isso mesmo, queremos
chamar a atenção dos trabalhadores intelectuais para o grande
perigo que ameaça essa liberdade.
Como é possível uma coisa dessas? Por que o perigo é
mais ameaçador que em anos passados? A centralização da
produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas
mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do
país. Esse pequeno grupo exerce um domínio esmagador sobre
as instituições dedicadas à educação de nossa juventude, bem
como sobre os grandes jornais dos Estados Unidos. Ao mesmo
tempo, goza de enorme influência sobre o governo. Por si só,
isso já é suficiente para constituir uma séria ameaça à liberdade
intelectual da nação. Mas ainda há o fato de que esse processo
de concentração econômica deu origem a um problema anteriormente
desconhecido – o desemprego de parte dos que estão
aptos a trabalhar. O governo federal está empenhado em
resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos
processos econômicos – isto é, por uma limitação da chamada
livre interação das forças econômicas fundamentais da oferta e
da procura.
Mas as circunstâncias são mais fortes que o homem. A
minoria econômica dominante, até hoje autônoma e desobrigada
de prestar contas a quem quer que seja, colocou-se em
oposição a essa limitação de sua liberdade de agir, exigida para
o bem de todo o povo. Para se defender, essa minoria está
recorrendo a todos os métodos legais conhecidos a seu dispor.
Não deve nos surpreender, pois, que ela esteja usando sua
influência preponderante nas escolas e na imprensa para
impedir que a juventude seja esclarecida sobre esse problema,
tão vital para o desenvolvimento da vida neste país.
Não preciso insistir no argumento de que a liberdade de
ensino e de opinião, nos livros ou na imprensa, é a base do
desenvolvimento estável e natural de qualquer povo. Possamos
todos nós, portanto, somar as nossas forças. Vamos manternos
intelectualmente em guarda, para que um dia não se diga
da elite intelectual deste país: timidamente e sem nenhuma
resistência, eles abriram mão da herança que lhes fora
transmitida por seus antepassados – uma herança de que não
foram merecedores.
(Albert Einstein, Escritos da maturidade. Conferência pronunciada
em 1936)
TEXTOS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - EXERCÍCIOS
1. Albert Einstein, além de ser o notabilíssimo físico, preocupava-
se também, como fica evidente no texto, com a:
(A) ameaça que representa a intervenção do poder estatal,
seja para o sistema econômico, seja para o sistema
de ensino.
(B) concentração do poder econômico, quando este passa
a ter influência sobre o debate e a livre circulação
de idéias.
(C) situação de alto índice de desemprego, que desequilibra
não apenas as regras do mercado como
também o sistema educacional.
(D) centralização da produção, quando ela passa a subordinar-
se a circunstâncias que fomentam debates
pela imprensa.
(E) influência do poder econômico sobre o governo,
quando este deseja fazer valer as leis do livre comércio.
2. Para se defender, essa minoria está recorrendo a todos os
métodos legais conhecidos a seu dispor. (3o parágrafo)
Contextualizada a frase acima Einstein está:
(A) alertando para a fragilidade de um sistema econômico
à mercê de debates e críticas permanentes.
métodos legais conhecidos a seu dispor. (3o parágrafo)
Contextualizada a frase acima Einstein está:
(A) alertando para a fragilidade de um sistema econômico
à mercê de debates e críticas permanentes.
(B) admitindo que a concentração do poder econômico
põe em risco os parâmetros constitucionais.
(C) reconhecendo o poder institucional de que se vale a
minoria econômica dominante para impor seus interesses.
(D) recusando a legitimidade dos métodos legais de que
as minorias se valem para se oporem às leis do mercado.
(E) considerando o direito que têm as minorias de se defenderem
dos abusos do poder econômico.
3. Considere as seguintes afirmações:
I. A frase do texto que resume o fato problematizado
por Einstein é: O governo federal está empenhado
em resolver esse problema, mediante o controle
sistemático dos processos econômicos (...).
I. A frase do texto que resume o fato problematizado
por Einstein é: O governo federal está empenhado
em resolver esse problema, mediante o controle
sistemático dos processos econômicos (...).
II. Na frase as circunstâncias são mais fortes que o
homem, o termo sublinhado refere-se ao movimento
de reação em que se estão empenhando os intelectuais.
III. No contexto do último parágrafo, a afirmação de
que eles abriram mão da herança denota a quebra
de uma tradição histórica de defesa dos ideais de
liberdade.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em:
(A) I, II e III.
(B) I e II, somente.
(C) II e III, somente.
(D) I, somente.
(E) III, somente.
parágrafo, refere-se aos limites em que se deve circunscrever:
(A) a intervenção do poder estatal sobre a economia.
(B) a ação da imprensa e da elite intelectual.
(C) o sistema jurídico em processo de institucionalização.
(D) o funcionamento básico das leis do mercado.
(E) a reação dos trabalhadores intelectuais.
5. Representa-se um encadeamento progressivo de fatos na
seqüência:
(A) centralização da produção - concentração do capital
- influência preponderante nas escolas e na imprensa.
(B) centralização da produção - domínio esmagador -
concentração do capital.
(C) defesa da liberdade de ensino - interação das forças
econômicas - influência preponderante nas escolas.
(D) grande perigo que ameaça a liberdade - controle
sistemático das forças econômicas - processo de
concentração econômica.
(E) defesa da liberdade de ensino - desemprego de parte
dos que estão aptos a trabalhar - desenvolvimento
da vida no país.
do capital produtivo nas mãos de um número relativamente
pequeno de cidadãos do país.
As expressões sublinhadas podem ser substituídas,
respectivamente, sem prejuízo para a correção e o sentido
da frase acima, por:
(A) estribou-se numa - comparavelmente
(B) incluiu-se em uma - um tanto quanto
(C) implicou-se numa - mais ou menos
(D) deveu-se a uma - moderadamente
(E) originou uma - em certa medida
GABARITO:
001 - B
002 - C
003 - E
004 - D
005 - A
006 - E
bom dia! gostaria de uma ajuda para resumir a questão 3) já sei q a resposta certa é a (E) tenho q justificar pq não é a resposta A, B, C, D me ajuda....
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